Avançar para o conteúdo principal

Tolstoi, Vinicius e Borges, 2024-11

“[Tolstoi] é muito mais moderno do que Dostoiévski. Tolstoi foi talvez o primeiro a entender o papel do irracional no comportamento humano. O papel desempenhado pela estupidez — mas principalmente pela irresponsabilidade das acções humanas guiadas por um subconsciente que é ao mesmo tempo descontrolado e incontrolável. Releia as passagens que precedem a morte de Anna Karenina. Por que se matou ela sem que realmente o quisesse fazer? Como nasceu a sua decisão? Para captar essas razões, que são irracionais e evasivas, Tolstoi fotografa o fluxo de consciência de Anna. Ana está numa carruagem, as imagens da rua misturam-se na cabeça dela com os seus pensamentos ilógicos e fragmentados. O primeiro criador do monólogo interior não foi Joyce, mas Tolstoi, nesssas poucas páginas de Anna Karenina.” (Milan Kundera, citado por Ana Cristina Leonardo, in Ípsilon de 29-03-2024, p. 31)

No mesmo artigo, Ana Cristina Leonardo apresenta o seguinte extracto do longo poema “Desespero da Piedade”, de Vinicius de Moraes, cuja versão completa pode encontrar-se na Internet.

“Tende piedade dos homens públicos e em particular dos políticos /Pela sua fala fácil, olhar brilhante e segurança dos gestos de mão /Mas tende mais piedade ainda dos seus criados, próximos e parentes /Fazei, Senhor, com que deles não saiam políticos também”

Mais adiante pode ler-se o seguinte trecho de Jorge Luis Borges.

“Negar a sucessão temporal, negar o eu, negar a ordem astronómica, são desesperos aparentes e consolos secretos. Nosso destino é espantoso porque é irreversível e de ferro. O tempo é a substância de que sou feito. O tempo é um rio que me arrebata, mas eu sou o rio; é um tigre que me destroça, mas eu sou o tigre; é um fogo que me consome, mas eu sou o fogo. O mundo desgraçadamente é real; eu, desgraçadamente, sou Borges.” (“Nova Refutação do Tempo”, de Jorge Luis Borges, in “Outras Inquirições”, ed. Quetzal, 2020)

No mesmo artigo podemos ler o seguinte:

“As teorias conspirativas multiplicam-se e o atentado terrorista na Rússia [em 22 de Março de 2024] veio lembrar-nos que o real salta de onde menos se espera. Não há profetas (ou comentadores políticos), por maior que seja a sua pedalada, que consiga acompanhá-lo.”

Os terroristas que executaram aquele atentado não tiveram a coragem de se suicidarem antes de serem capturados. Agora vão ser transformados em carne picada e nunca sairão vivos da prisão.

“Tememos o futuro apenas quando não temos a certeza de que poderemos matar-nos quando quisermos”. (Emil Cioran)

Possivelmente aqueles terroristas temiam o futuro mas não devem ter imaginado que, no seu caso, a morte seria muito preferível à vida. Lamentáveis incoerências da mente humana!

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Consciência Cósmica e futuro, 2022-17

O insucesso de tantas revoluções mostra claramente que a evolução da realidade não é comandada pelos homens mas sim pela lógica do mundo (que eu chamo Consciência Cósmica). A nossa inteligência não é suficiente para compreender esta lógica. Nem sequer conseguimos explicar com rigor os slogans que guiam essas revoluções. Daqui resulta a imprevisibilidade do futuro e a surpresa que ele tantas vezes nos causa. Nós nunca comandamos a realidade, mesmo quando a sua evolução parece submeter-se aos nossos desejos. Perante o mundo, cada um de nós é um pigmeu. Napoleão não venceu todas as guerras e teve um fim de vida humilhante, em Santa Helena. Cada um de nós é um actor de uma história que a Consciência Cósmica está continuamente criando. Eu não consigo condenar ninguém mas apenas manifestar o desagrado que alguns actos me causam. Deus deu-nos a inteligência mas deu-nos também problemas insolúveis. Um ser limitado que não conhece o seu objectivo, ou aceita que é uma manifestação da

O poder das ideias, 2024-24

As ideias são muito mais poderosas do que as armas. É por isso que Putin precisa de contar a História à sua maneira para justificar a guerra. Sem esta narrativa histórica poucos russos estariam dispostos a combater. “Os filósofos, escritores e poetas sentem-se incrivelmente fortalecidos [quando] percebem que as suas palavras podem mudar o mundo.” (Andrea Wulf, in entrevista dada ao Ípsilon de10-05-2024, p. 25, a propósito do seu livro “Rebeldes Magníficos”) Toda a realidade humana é formatada pela fonte das ideias, ou seja, o Espírito Universal. Qualquer palavra que eu disser vai entrelaçar-se com muitas palavras ditas ou escritas por outros e conduzir a resultados imprevisíveis e improváveis.  

Poeta tardio, 2024-20

E agora um poema dum poeta amigo, da minha geração, que começou a escrever poesia quando já tinha mais de oitenta anos. Livre! O que é ser livre? Quando um emaranhado De leis escritas e não escritas Me fecha num casulo Que o hábito me nega? Como posso ser livre Quando a fome me obriga A procurar alimento Quando o cio me compele A procurar a fêmea Quando a ameaça Me obriga a matar? Ser livre é prescindir disso É deixar-me matar ou espezinhar? Ser livre é quando sou Ou quando penso Ou quando os sonhos me libertam? Ou a armadilha do corpo que me prende Que permite que os sonhos me libertem? Demasiada embalagem Para tão pequena prenda. (ACC)