Avançar para o conteúdo principal

Arthur Rimbaud, 2024-19

Há pessoas tão absurdamente estranhas que não é possível ver nelas nenhum resquício do que possamos chamar livre-arbítrio. O seu comportamento é completamente determinado por emoções selvagens. É este o caso de Rimbaud, um génio que escreveu toda a sua poesia entre os 15 e os 21 anos e morreu com 37 anos (Wikipédia: Arthur Rimbaud).

Algumas citações de Arthur Rimbaud:

“A nossa pálida razão esconde-nos o infinito.”

“Acredito que estou no inferno, portanto estou nele.”

“O poeta faz-se vidente por meio de um longo, imenso e reflectido desregramento de todos os sentidos. Todas as formas de amor, de sentimento, de loucura; ele procura ele mesmo, ele esgota nele todos os venenos, para só guardar as quintessências.”

“Farsa contínua! A minha inocência far-me-ia chorar. A vida é a farsa a ser levada por todos.”

“Recebi no coração o golpe de misericórdia. Ah! Eu não o havia previsto.”

“Expliquei então os meus sofismas mágicos pela alucinação das palavras!...
Acabei por considerar sagrada a desordem da minha inteligência.”

“A vida é uma farsa que toda a gente se vê obrigada a representar.”

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Consciência Cósmica e futuro, 2022-17

O insucesso de tantas revoluções mostra claramente que a evolução da realidade não é comandada pelos homens mas sim pela lógica do mundo (que eu chamo Consciência Cósmica). A nossa inteligência não é suficiente para compreender esta lógica. Nem sequer conseguimos explicar com rigor os slogans que guiam essas revoluções. Daqui resulta a imprevisibilidade do futuro e a surpresa que ele tantas vezes nos causa. Nós nunca comandamos a realidade, mesmo quando a sua evolução parece submeter-se aos nossos desejos. Perante o mundo, cada um de nós é um pigmeu. Napoleão não venceu todas as guerras e teve um fim de vida humilhante, em Santa Helena. Cada um de nós é um actor de uma história que a Consciência Cósmica está continuamente criando. Eu não consigo condenar ninguém mas apenas manifestar o desagrado que alguns actos me causam. Deus deu-nos a inteligência mas deu-nos também problemas insolúveis. Um ser limitado que não conhece o seu objectivo, ou aceita que é uma manifestação da

O poder das ideias, 2024-24

As ideias são muito mais poderosas do que as armas. É por isso que Putin precisa de contar a História à sua maneira para justificar a guerra. Sem esta narrativa histórica poucos russos estariam dispostos a combater. “Os filósofos, escritores e poetas sentem-se incrivelmente fortalecidos [quando] percebem que as suas palavras podem mudar o mundo.” (Andrea Wulf, in entrevista dada ao Ípsilon de10-05-2024, p. 25, a propósito do seu livro “Rebeldes Magníficos”) Toda a realidade humana é formatada pela fonte das ideias, ou seja, o Espírito Universal. Qualquer palavra que eu disser vai entrelaçar-se com muitas palavras ditas ou escritas por outros e conduzir a resultados imprevisíveis e improváveis.  

Poeta tardio, 2024-20

E agora um poema dum poeta amigo, da minha geração, que começou a escrever poesia quando já tinha mais de oitenta anos. Livre! O que é ser livre? Quando um emaranhado De leis escritas e não escritas Me fecha num casulo Que o hábito me nega? Como posso ser livre Quando a fome me obriga A procurar alimento Quando o cio me compele A procurar a fêmea Quando a ameaça Me obriga a matar? Ser livre é prescindir disso É deixar-me matar ou espezinhar? Ser livre é quando sou Ou quando penso Ou quando os sonhos me libertam? Ou a armadilha do corpo que me prende Que permite que os sonhos me libertem? Demasiada embalagem Para tão pequena prenda. (ACC)