Avançar para o conteúdo principal

A verdadeira bondade é rara, 2024-17

No seu excelente livro sobre a filosofia da natureza humana, intitulado “A Penúltima Bondade, Ensaio sobre a vida humana” (Edições 70, 2023, p. 19), Josep Maria Esquirol escreveu:

“Será que a bondade pode ser explicada da mesma forma que se explica porque é que a água congela ou porque é que a Terra gira tão depressa? Allys cuida de Eustace porque é boa e porque o ama. E é boa porque é boa, e ama-o porque o ama.”

Ela é boa porque o Espírito Universal lhe deu a natureza que tem. Mas, porque as leis do espírito são muito mais complexas do que as leis dos átomos, a bondade e a generosidade são inexplicáveis. Além disso, porque a verdadeira bondade é rara, a realidade humana é a desgraça que os nossos olhos vêem. Por isso Voltaire estava certo quando afirmou: “Vamos deixar o mundo tão idiota e mesquinho como o encontrámos à chegada”.

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Consciência Cósmica e futuro, 2022-17

O insucesso de tantas revoluções mostra claramente que a evolução da realidade não é comandada pelos homens mas sim pela lógica do mundo (que eu chamo Consciência Cósmica). A nossa inteligência não é suficiente para compreender esta lógica. Nem sequer conseguimos explicar com rigor os slogans que guiam essas revoluções. Daqui resulta a imprevisibilidade do futuro e a surpresa que ele tantas vezes nos causa. “O imprevisto está sempre à espera de uma oportunidade.” (Adriano Moreira) Quando olho o mundo vejo os desejos dos homens mas também acontecimentos que os contrariam constantemente. Nós nunca comandamos a realidade, mesmo quando a sua evolução parece submeter-se aos nossos desejos. Perante o mundo, cada um de nós é um pigmeu. Napoleão não venceu todas as guerras e teve um fim de vida humilhante, em Santa Helena. Cada um de nós é um actor de uma história que a Consciência Cósmica está continuamente criando. Eu não consigo condenar ninguém mas apenas manifestar o desagrad

O poder das ideias, 2024-24

As ideias são muito mais poderosas do que as armas. É por isso que Putin precisa de contar a História à sua maneira para justificar a guerra. Sem esta narrativa histórica poucos russos estariam dispostos a combater. “Os filósofos, escritores e poetas sentem-se incrivelmente fortalecidos [quando] percebem que as suas palavras podem mudar o mundo.” (Andrea Wulf, in entrevista dada ao Ípsilon de10-05-2024, p. 25, a propósito do seu livro “Rebeldes Magníficos”) Toda a realidade humana é formatada pela fonte das ideias, ou seja, o Espírito Universal. Qualquer palavra que eu disser vai entrelaçar-se com muitas palavras ditas ou escritas por outros e conduzir a resultados imprevisíveis e improváveis.  

Poeta tardio, 2024-20

E agora um poema dum poeta amigo, da minha geração, que começou a escrever poesia quando já tinha mais de oitenta anos. Livre! O que é ser livre? Quando um emaranhado De leis escritas e não escritas Me fecha num casulo Que o hábito me nega? Como posso ser livre Quando a fome me obriga A procurar alimento Quando o cio me compele A procurar a fêmea Quando a ameaça Me obriga a matar? Ser livre é prescindir disso É deixar-me matar ou espezinhar? Ser livre é quando sou Ou quando penso Ou quando os sonhos me libertam? Ou a armadilha do corpo que me prende Que permite que os sonhos me libertem? Demasiada embalagem Para tão pequena prenda. (ACC)