Os acontecimentos que nos espantam são determinados por leis que não compreendemos. Mesmo quando tudo nos parece idílico, uma tragédia pode estar à espreita, contra a qual nos sentiremos impotentes.
Se os homens fossem livres, isto é, se pudessem escolher sempre os melhores caminhos, regimes irracionais como os da Rússia e da Coreia do Norte seriam impossíveis.
Na minha vida, várias coisas acabaram por não acontecer, apesar de eu as ter considerado muito prováveis. Outras coisas aconteceram inopinadamente, com grande surpresa para mim. Talvez por isso, algumas partes da minha vida parecem-me inverosímeis.
“O acaso é o grande mestre de todas as coisas. A necessidade só vem depois, não tem a mesma pureza.” (Luis Buñuel)
O mundo é uma caixa de surpresas. E quase todas são más porque o número de possíveis surpresas é praticamente infinito.
Tendo começado com um incesto e um fratricídio, a historia da Humanidade não vai certamente acabar bem.
Não estou certo que se deslastrariam tais regimes e outros equivalentes. Talvez o Homem perversamente até os adoptasse com maior frequência. Porque detrás de cada um existe um universo de opções contraditórias. A liberdade do Homem não o tem levado a escolher os melhores caminhos. Ou por paternalismo ou por egoísmo ou seja pelo que seja , a História está cheia de tais comprovativos. E depois há a eterna controvérsia: o que é melhor?
ResponderEliminar