O Relatório Global sobre o Estado da Democracia 2025 aponta uma tendência mundial de declínio das democracias. Quanto a mim não é a democracia que está em crise mas sim o capitalismo. O fosso entre ricos e pobres continua a aumentar. Actualmente, no Reino Unido, dois terços dos pobres têm emprego. Estes e outros sintomas fazem crescer o voto de protesto que alimenta os partidos populistas.
Quando o número de pobres ultrapassar um certo limite, um demagogo habilidoso que afirme ser capaz de erradicar a pobreza chegará facilmente ao poder. O povo só tem uma ideologia: a do estômago. Além disso, eleitores incultos e frustrados são facilmente dominados por preconceitos insustentáveis que os dirigentes partidários, sobretudo os mais demagogos, não podem ignorar completamente.
Por outro lado, à medida que o mundo se torna mais complexo, os regimes autoritários vão continuar a mostrar-se mais eficazes do que as democracias. O tempo que é necessário usar para se atingir uma decisão importante mostra bem a ineficácia do governo da União Europeia. Isto poderá causar um crescente atraso da Europa democática em relação aos outros blocos geopolíticos.
Há cada vez mais pensadores a dizer que a Humanidade deve tornar-se mais solidária, mas as socidades estão cada vez mais divididas. O aquecimento global é um sinal do aumento da entropia da Consciência Universal e consequentemente também das mentes humanas.
A verdadeira crença em Deus determina uma necessidade permanente de partilhar as boas emoções. Algumas pessoas são crentes por natureza. “Muito do que foi chamado religião carrega uma atitude inconsciente de hostilidade em relação à vida. A verdadeira religião deve ensinar que a vida está cheia de alegrias agradáveis aos olhos de Deus, que o conhecimento sem acção é vazio. Todos os homens devem ver que o ensino da religião por regras e rotina é em grande parte uma farsa. O ensino adequado é reconhecido com facilidade. Pode conhecê-lo sem falhar porque desperta dentro de si aquela sensação que lhe diz que isto é algo que sempre soube.” (Frank Herbert) “Quando a religião e a política viajam na mesma carroça, os condutores acreditam que podem afastar tudo do caminho.” (Frank Herbert) Veja-se o regime teocrático do Irão. Actualmente vemos governantes cometer as piores atrocidades, e ao mesmo tempo a apelar à religiosidade do povo e a invocar Deus com frequência. Estes safados e hipócr...
Comentários
Enviar um comentário