Avançar para o conteúdo principal

A obra tem voz, 2024-13

“Quando começo a escrever, nunca sei nada do que me vai chegar. É deixar-me ir até onde a história me levar.” (Jon Fosse, in entrevista publicada no Ípsilon, 22-03-2024, p. 5)

“Considerei-me ateu durante muitos anos. Mas a minha escrita tirou-me do ateísmo. Não se consegue explicar o que acontece ao escrever numa visão apenas materialista, é impossível. Como a música de Bach, não se consegue explicar de onde vem, é impossível. Foi como se um espírito se tivesse aberto para mim, a que eu chamo desconhecido, e eu tornei-me próximo disso. Quando as pessoas me perguntavam se acreditava em Deus, comecei a responder que sim. Que sou crente.” (Jon Fosse, na mesma entrevista, p. 6)

“Acho que tenho o conhecimento, digamos assim, para poder dizer que para as coisas mais importantes da vida as palavras são muito poucas. O que é que podemos dizer sobre Deus? Nada. Eu, pelo menos, não consigo. O que é que podemos dizer sobre o amor? Quase nada. Não temos palavras para isso. O que podemos dizer acerca da morte, para além do óbvio? Nada. Mas em literatura é possível dizer um pouco mais.

Mesmo que não se use a palavra Deus, pode-se sentir o toque do que podemos chamar Deus. Pode-se descrever uma relação amorosa de maneira verdadeira. A literatura serve para dizer o que não se consegue dizer de outra maneira. Como eu disse no discurso da entrega do Nobel, o que não se consegue dizer deve ser escrito. Um bom escritor consegue escrever o que não conseguimos dizer. O que dizemos, aquilo que dizemos de maneira normal, é só como se escrevêssemos a sinopse de uma música que não diz muito sobre a música, é preciso ouvi-la. A boa literatura faz isso, faz ouvir.” (idem, p. 7)

Para Jon Fosse, Deus é a origem da arte. Mas estou em crer que Jon Fosse chama Deus à Consciência Cósmica (que contém todas as possibilidades, tanto as sublimes como as horríveis).

“The most important thing in life cannot be said, only written, to twist a famous saying by Jacques Derrida. […] And the act of writing is to me to listen: when I write I never prepare, I don’t plan anything, I proceed by listening.
So if I should use a metaphor for the action of writing, it has to be that of listening. Thus, it almost goes without saying, that writing is reminiscent of music.

[…] Something else, perhaps a bit strange, is when I write, at a certain point I always get a feeling that the text has already been written, is out there somewhere, not inside me, and that I just need to write it down before the text disappears.” (Jon Fosse, in the Nobel Prize lecture, “A Silent Language”, 2023)

Como escrevi no post 2024-10, as causas do comportamento duma pessoa estão fora dela. Assim, no seu trabalho, um escritor ouve uma voz que vem de fora e dá a mão que escreve.

“Mas uma coisa é certa: sem ter vivido aquilo que vivi não teria escrito aquilo que escrevi.” (Manuel Alegre, in entrevista publicada no Público de 14-04-2024) As nossas vivências preparam-nos para ouvir a voz que vem de fora.

Tudo o que existe em mim, material ou imaterial, esteve já totalmente fora de mim.

“O poema chama por mim, é ele que se quer escrever. Há uma coisa que vem parar à minha cabeça, que eu não sei donde vem.” (Maria do Rosário Pedreira, no programa “Fala com ela”, Antena 1, 31 dez. 2022)

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A existência de Deus, 2025-25

No artigo “CIBERCULTURA – Experimentar Deus-Existência”, de Miguel Oliveira Panão (disponível da Internet), o autor afirma: “Deus não existe no sentido comum. Se Deus existisse, seria como qualquer outra realidade que existe. As reservas que tenho em conjugar as palavras “Deus existe” advêm de serem uma conjugação muito limitada para a Realidade-que-tudo-determina. O que me parece fazer mais sentido é afirmar que “Deus é Existência” (além de Deus é Amor, como nas Cartas de S. João). Porém, faz algum sentido perguntar se “a Existência existe?” Não creio. Sabemos pouco de Deus, mas se acolhermos esta possibilidade de contemplar Deus como a Existência que dá sentido a tudo, relacionamos corretamente “Existência” e “Deus”. A existência de Deus não faz sentido porque Deus é a existência. Se Deus é Existência, não faz sentido provar a sua existência, mas sim experimentar essa Existência.” Uma vez que Deus pertence ao domínio do inconcebível, nenhuma metáfora pode aumentar o nosso conheciment...

Schopenhauer e Kastrup, 2025-47

De acordo com o filósofo Arthur Schopenhauer (1788-1860), o homem é livre para fazer o que deseja — a não ser que algo o impeça (liberdade de acção), mas não para escolher os seus desejos (ausência de liberdade da vontade). Para este filósofo, a “Vontade” (com ‘V’ maiúsculo) é a força fundamental e cega que impulsiona tudo no Universo, incluindo os nossos desejos e até mesmo a nossa vontade de mudar. Assim, estes desejos não são escolhidos livremente; eles são impostos por uma “Vontade” cega, independente de nós e largamente irracional, que nos torna escravos da nossa própria natureza. Não temos controlo sobre essa Vontade, que é a origem dos nossos desejos, impulsos ou vontades; estes surgem de forma autónoma, ditados pela nossa essência, que é imposta por essa Vontade. Em resumo: somos autómatos dirigidos por desejos que não escolhemos, uma ideia central na filosofia de Schopenhauer, que explora a natureza da vontade e da liberdade na sua obra “O Mundo como Vontade e Representação”. ...

Futuro sombrio, 2025-49

A história da Humanidade é em grande medida um relato de conflitos e horrores. Se as acções humanas fossem escolhas racionais, o homem já há muito teria tido consciência do absurdo que a História descreve. Mas os homens são apenas actores numa peça escrita por uma mão invisível, a que Schopenhauer chama Vontade e Bernardo Kastrup chama Consciência Universal (vide post 2025-47). Os homens estão constantemente a praticar actos irracionais, dominados por uma sensibilidade defeituosa. A Consciência Universal é a Realidade Total. A ciência só permite o conhecimento da matéria, que é a parte objectivável dessa Realidade. Segundo Bernardo Kastrup, a matéria é a representação dos seres inanimados nas consciências individuais. Estas consciências estão fora do âmbito da ciência, o que torna a realidade humana inexplicável. Daí a necessidade dos mitos para dar sentido à vida humana. Nenhum poeta sabe por que é poeta, e nenhum sociopata sabe por que é sociopata. Trump não é Trump porque quer, mas ...